sexta-feira, 21 de maio de 2010

Mapeamento UV

Vinicius Sato Jacintho

O mapeamento UV é feito no Blender através da janela do Editor UV e de um modo especial de janela 3D chamado Modo seleção de Faces (Face Select). O editor UV nos permite mapear as texturas diretamente sobre as faces das malhas. Cada face pode ter coordenadas de texturas individuais e uma imagem distinta designada a mesma, pode ser combinadas com as cores dos vértices para torná-las mais brilhantes ou mais escuras o inclusive dar-lhe cor. Por meio do editor UV, se designa duas propriedades adicionais a cada face:
  • Quatro coordenadas UV
Estas coordenadas definem a forma em que se mapeia as imagens sobre as faces. São coordenadas bidimensionais, que são chamadas UV, para distingui-las das coordenadas XYZ. Estas coordenadas podem ser utilizadas para renderizar ou para uso em tela OpenGL em tempo real.
  • Um link para uma Imagem
Cada face no Blender pode ter um link para uma imagem diferente. As coordenadas UV definem como se mapeia esta imagem sobre a face. A imagem pode ser renderizada ou ser mostrada em tempo real. Para poder designar Imagens ou modificar as coordenadas UV do objeto Malha ativo, a Janela 3D deve estar no modo "Seleção de Faces".

A grande dificuldade em fazer o mapeamento está em definir as colunas que serão usadas como base para "planalizar" o modelo 3D. Como nessa imagem:

Nenhum comentário:

Postar um comentário