Isabella Fontes
Olá!
Nesta semana pesquisei bastante sobre como o XULRunner pode nos auxiliar a montar a interface do nosso jogo.
Explicarei de forma resumida sobre o tema:
O XULRunner é um pacote runtime Mozilla que pode ser usado para iniciar aplicações XUL + XPCOM que são tão ricas como Firefox e Thunderbird. Nele há também o libxul, uma solução que permite a incorporação de tecnologias Mozilla em outros projetos e produtos.
E é especialmente este o motivo pelo qual acredito ser uma ótima saída para o nosso projeto, uma vez que se torna necessário existir uma interface antes de iniciar o jogo.[¹]
Isto significa que o XULRunner seria a versão "web" para desktop, descartando o uso de IDES e Softwares para criar o layout. Outro item importante é que podemos usar JavaScript para controlar os botões e focos além de CSS e XML para nosso projeto.
É claro que para toda essas funcionalidades há regras a serem seguidas, como arquitetura de pastas e compilar alguns arquivos para que as dll's funcionem.
/NomeDaAplicacao
/Chrome
/NomeDaAplicacao
...demais arquivos do projeto
chrome.manifest
/defaults
/preferences
prefs.js
application.ini
Quanto ao nome XULRunner, de acordo com a Mozilla isto não está finalizado e já foi sugerido o nome de HTMLRunner já que se trata de certa forma de HTML/XML.
O XULRunner fornece APIs para:
* Cross-platform embedding (XRE_InitEmbedding);
* JavaXPCOM embedding;
* gtkmozembed (apenas Linux);
* ActiveX control (apenas Windows e ainda não está completa);
* NSView-based-widget (apenas Mac OS X e ainda não está completa).
Seu foco no mercado atual têm sido para fazer ferramentas de desenvolvimento (o AJAX Toolkit Framework, por exemplo). Acredita-se que no futuro, haverá uma XULRunner Developer Kit que contém diversas ferramentas de desenvolvimento.
[¹] Como login das categorias do nosso sistema (Administrador, Orientador e Aluno), exibir Rankings e demais funções.
Nesta semana pesquisei bastante sobre como o XULRunner pode nos auxiliar a montar a interface do nosso jogo.
Explicarei de forma resumida sobre o tema:
O XULRunner é um pacote runtime Mozilla que pode ser usado para iniciar aplicações XUL + XPCOM que são tão ricas como Firefox e Thunderbird. Nele há também o libxul, uma solução que permite a incorporação de tecnologias Mozilla em outros projetos e produtos.
E é especialmente este o motivo pelo qual acredito ser uma ótima saída para o nosso projeto, uma vez que se torna necessário existir uma interface antes de iniciar o jogo.[¹]
Isto significa que o XULRunner seria a versão "web" para desktop, descartando o uso de IDES e Softwares para criar o layout. Outro item importante é que podemos usar JavaScript para controlar os botões e focos além de CSS e XML para nosso projeto.
É claro que para toda essas funcionalidades há regras a serem seguidas, como arquitetura de pastas e compilar alguns arquivos para que as dll's funcionem.
/NomeDaAplicacao
/Chrome
/NomeDaAplicacao
...demais arquivos do projeto
chrome.manifest
/defaults
/preferences
prefs.js
application.ini
Quanto ao nome XULRunner, de acordo com a Mozilla isto não está finalizado e já foi sugerido o nome de HTMLRunner já que se trata de certa forma de HTML/XML.
O XULRunner fornece APIs para:
* Cross-platform embedding (XRE_InitEmbedding);
* JavaXPCOM embedding;
* gtkmozembed (apenas Linux);
* ActiveX control (apenas Windows e ainda não está completa);
* NSView-based-widget (apenas Mac OS X e ainda não está completa).
Seu foco no mercado atual têm sido para fazer ferramentas de desenvolvimento (o AJAX Toolkit Framework, por exemplo). Acredita-se que no futuro, haverá uma XULRunner Developer Kit que contém diversas ferramentas de desenvolvimento.
[¹] Como login das categorias do nosso sistema (Administrador, Orientador e Aluno), exibir Rankings e demais funções.
Nenhum comentário:
Postar um comentário