sexta-feira, 14 de maio de 2010

Banco de Dados - O Projeto se tornando mais real

Isabella Fontes

Olá pessoal,

Nesta semana me afastei mais da modelagem de objetos no Blender pois há alguns integrantes do grupo se empenhando neste quesito.
E também porque precisamos que o jogo tenha "funcionalidades" e com isso é necessário analisar alguns critérios:

- A interface do jogo (não confundir interface visual que é o layout/design com interface em programação, para mais detalhes clique aqui), o que inclui decidir como os objetos e seus módulos irão interagir com o usuário;
- Como será a parte de banco de dados;
- Como "rodará" o jogo em diferentes sistemas operacionais.

Tendo em vista esses critérios já mencionados, então nesta semana me especializei na interface (XULRunner já citado em um post anterior) e na parte de banco de dados.
Quanto ao banco de dados encontrei o Sqlite3 (inclusive o utilizo no estágio) que tem uma ótima integração com Python, a linguagem do Blender e isto favorece muito.
Estamos montando um "uml" com base nos DFDs nas aulas de TSPD e após isto já criaremos definitivamento nosso banco.


*Sqlite3:
  • É Software Livre/domínio público e Multiplataforma;
  • É um mecanismo de armazenamento seguro com transações ACID;
  • Não necessita de instalação, configuração ou administração;
  • Implementa a maioria do SQL92;
  • Permite guardar o banco de dados em um único arquivo;
  • Suporta bases de dados acima de 2 terabytes;
  • Sem dependências externas.

Para ler mais sobre sua documentação, clique aqui.

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