terça-feira, 30 de março de 2010

Blender x XNA ou os dois juntos?

Isabella Fontes




Olá a todos!
Em nosso projeto, chegamos a um questionamento sobre quais as ferramentas viáveis ao nosso projeto.

Aqui, vale ressaltar que nada adianta decidirmos uma determinada ferramenta se não nos dedicarmos a ela. Precisamos aprendê-la, independente se para alguns é mais fácil ou mais difícil.
Conversando com pessoas de projetos anteriores, percebi que desde um "hello word" e um simples desenho em qualquer ferramenta precisa ser feito, e isto nos ajuda a nos adaptarmos a ela.

Dito isso, aqui está nossa maior duvida: Usar o Blender como ferramenta total (isto inclui design e programação) ou o XNA (a linguagem sendo em C# ajudaria, no entanto a parte de desenho é muito trabalhosa (pixel por pixel)).
Também há a possibilidade de usarmos as duas, o que particularmente antes eu defenderia, salvo pois esse final de semana pude perceber mais contras do que prós.

Aí vão alguns:

XNA + Blender

Prós:
A linguagem sendo C# fica muito mais simples o modelamento das classes.

Contras:
O XNA não tem como o Blender uma engine semi-pronta, o que dificultaria a criação do jogo e isto levaria muito mais tempo;
Desenhar todos os objetos em Blender e exportar ao XNA não têm se mostrado muito favorável e fácil.
Sendo assim, abaixo o motivo de eu ter gostado da ideia do grupo trabalhar e aprender Blender:

Apenas Blender

A linguagem Python, a qual já trabalho, é simples e muito poderosa dando suporte a demais bibliotecas de outras linguagens, como C++ e inclusive o Flash.
Por mais difícil que se torne trabalhar com o Blender, uma vez compreendida o resultado é muito lindo e excelente!
A biblioteca do Blender e PyGame é muito poderosa e seus recursos são ilimitados.

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