sexta-feira, 30 de abril de 2010

Configurando câmeras no Blender

Wellington Moreira da Silva

Aqui vai um tutorial que eu encontrei na internet, ensinando quatro maneiras diferentes para configurar a câmera com a qual o usuário irá interagir.

1º - Câmera parenteada com o objeto:
Posicione a câmera na posição que você deseja que ela siga o objeto. Selecione a câmera e com o SHIFT pressionado, selecione o objeto. Agora aperte CTRL+P.

2º - Objeto como câmera:
O seu objeto pode ser configurado para interagir como uma câmera. Para isso, temos que considerar que a frente deste objeto será o eixo Z negativo.
Selecione o objeto e aperte CTRL+0.

3º - Câmera parenteada com os vértices de um objeto:
A câmera irá seguir de um a três vértices, e não o objeto como um todo.
Selecione o objeto e entre em modo de edição (TAB). Selecione de um a três vértices. Com o botão CTRL pressionado, e sem sair do modo de edição, selecione a câmera. Feito isso, aperte CTRL+P para criar o parentesco.

4º - Câmera Atuador
Selecione a câmera e adicione um sensor Always, um controlador And, e um atuador Camera. Ligue esses tijolos lógicos.
No campo OB do atuador do tipo camera, coloque o nome do objeto que você deseja que ela siga. No campo Height, coloque a altura da câmera. Min é a distância mínima do objeto e Max é a distância máxima.

Fonte: http://game.proceduralbase.org/11/07/2007/configuracoes-basicas-de-camera/

Nenhum comentário:

Postar um comentário