sexta-feira, 30 de abril de 2010

Blender - Códigos em Python

Isabella Fontes

Nesta semana procurei entender mais sobre os scripts em python do blender.

Criando uma renderização + salvando uma imagem:

Comandos para salvar uma imagem da cena renderizada. Para explicar este recurso, é só entender que a câmera do mundo virtual é como a câmera do mundo real.

E o tirar fotos é como se revelassemos ela. E podemos salvar uma foto nos formatos (JPEG, BMP, PNG, TIFF) e nos tamanhos (Resolução 110x110, 1200x1200 e etc.).

from Blender import *
from Blender.Scene import Render
cena3D = Scene.GetCurrent()
IMAG = cena3D.getRenderingContext()
Render.EnableDispWin()
IMAG.extensions = True
IMAG.imageType = Render.PNG
IMAG.sizeX = 640
IMAG.sizeY = 480
IMAG.render()
IMAG.saveRenderedImage("\Imag")

Explicação do código (Renderização + Salvando uma Imagem)

No Imag.Extensions é configurado para True, porque ele configura que este comando defina os formatos de imagens esteja disponíveis. Estes formatos são PNG, TIFF, BMP, JPG.

-------->IMAG.extensions = True

Na linha seguinte é definido o formato que imagem será salva. No caso é PNG.

-------->IMAG.imageType = Render.PNG

Na outras duas linhas seguintes, é a resolução da imagem(tamanho). Coloquei um tamanho padronizado de 640 por 480. SizeX entende-se por largura e SizeY por altura. A unidade de contagem é pixel.

-------->IMAG.sizeX = 640
-------->IMAG.sizeY = 480

E a última linha é o comando para salvar uma imagem renderizada. No caso ela vai salvar a imagem na pasta tmp dentro do meu computador. (É possivel modificar esta pasta no Blender). Quando coloca-se ("\Imag") entende-se que é ("C:\MeuComputador\tmp\Imag.png"), o nome Imag é o nome da imagem que criou-se (podemos definir qualquer nome).

-------->IMAG.saveRenderedImage("\Imag")

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